
No próximo dia 29/09 farei uma formação para os professores e professoras da área de Linguagens da Diretoria de Ensino de Piracicaba. O tema é bastante complexo: discutir os impactos da pandemia na aprendizagem dos estudantes.
Preparando essa intervenção, me deparo com o estudo “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação”, lançado em abril de 2021 pelo UNICEF em parceria com o CENPEC Educação.
Segundo o estudo, em novembro de 2020, com escolas fechadas em razão da pandemia, quase 1,5 milhão de crianças e adolescentes em idade escolar não tiveram acesso a aulas (remotas ou presenciais). A eles se somam outros 3,7 milhões que estavam matriculados, mas não tiveram acesso a atividades escolares e não conseguiram se manter aprendendo em casa. No total, mais de 5 milhões de meninas e meninos não tiveram acesso à educação no Brasil.
Os desafios para superar esse quadro são enormes. Só mesmo reunindo muitos professores para pensarmos juntos em alternativas para garantir o direito de aprendizagens desses estudantes.
A pesquisa na íntegra pode ser lida abaixo:
Link do encontro com os/as professores/as: https://www.youtube.com/watch?v=VNLnLYvxJmM