

Ontem, 16/09, tive a oportunidade de participar de um Webinar promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos com patrocínio da Educação Corporativa Pecege.
O tema Lifelong Learning ou Aprendizagem ao Longo da Vida tem sido debatido pelas organizações e pela área de Gestão de Pessoas nos últimos anos. Entre nós, educadores, essa perspectiva já está consolidada desde o final da década de 60, quando o professor Paulo Freire discutia em suas obras a ideia de educação permanente: “Onde há vida, há inacabamento”.
A perspectiva da educação permanente se coloca como um princípio reorganizador de todo o processo educativo e tem como ponto de referência central a emergência da pessoa como sujeito da formação, tendo como base três pressupostos principais: o da continuidade do processo educativo, o da sua diversidade e o da sua globalidade.
As organizações comprometidas com o desenvolvimento dos profissionais reconhecem que parte importante da formação acontece no contexto de trabalho e que a elas cabe promover oportunidades de aprendizagem diversificadas.
Para quem quiser assistir, o Webinar está disponível no YouTube: https://youtu.be/x5OSvO1CmqQ