Docência no ensino superior

Fui convidada para participar do Programa Conexão, promovido pela Pró-reitoria de Graduação da UTFPR,  para discutir sobre a formação do professor universitário, a dimensão pedagógica do trabalho docente e as principais questões/dilemas da prática pedagógica universitária.

Gosto muito dessa temática que nos obriga a questionar: A pós-graduação, ao formar mestres e doutores, os qualifica para a docência? As competências próprias de um pesquisador são suficientes para a atividade como professor? Quem sabe fazer e tem domínio de conhecimentos específicos sabe ensinar? Professores universitários precisam se preocupar com pedagogia?

A perspectiva da docência se estrutura sobre saberes próprios, intrínsecos à sua natureza e a seus objetivos, o que confere uma condição profissional para a atividade de professor (CUNHA, 2010).

Sim, a docência na universidade envolve, além dos conhecimentos específicos da área, conhecimentos pedagógicos de como planejar e conduzir o processo de ensino e aprendizagem, isto é, saber explicitar objetivos, organizar e selecionar conteúdos, compreender as necessidades dos alunos, definir metodologias e acompanhar a aprendizagem.

Cada área exige formas de ensinar e aprender específicas e cada conteúdo, porque contém uma determinada lógica, pressupõe uma forma específica de percepção, pensamento, reelaboração e ação.

A conversa será transmitida pelo canal da UTFPR no Youtube no dia 26/10, às 14h: https://www.youtube.com/watch?v=UV-wFEmqT2M

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: