
Fui convidada para participar do Programa Conexão, promovido pela Pró-reitoria de Graduação da UTFPR, para discutir sobre a formação do professor universitário, a dimensão pedagógica do trabalho docente e as principais questões/dilemas da prática pedagógica universitária.
Gosto muito dessa temática que nos obriga a questionar: A pós-graduação, ao formar mestres e doutores, os qualifica para a docência? As competências próprias de um pesquisador são suficientes para a atividade como professor? Quem sabe fazer e tem domínio de conhecimentos específicos sabe ensinar? Professores universitários precisam se preocupar com pedagogia?
A perspectiva da docência se estrutura sobre saberes próprios, intrínsecos à sua natureza e a seus objetivos, o que confere uma condição profissional para a atividade de professor (CUNHA, 2010).
Sim, a docência na universidade envolve, além dos conhecimentos específicos da área, conhecimentos pedagógicos de como planejar e conduzir o processo de ensino e aprendizagem, isto é, saber explicitar objetivos, organizar e selecionar conteúdos, compreender as necessidades dos alunos, definir metodologias e acompanhar a aprendizagem.
Cada área exige formas de ensinar e aprender específicas e cada conteúdo, porque contém uma determinada lógica, pressupõe uma forma específica de percepção, pensamento, reelaboração e ação.
A conversa será transmitida pelo canal da UTFPR no Youtube no dia 26/10, às 14h: https://www.youtube.com/watch?v=UV-wFEmqT2M