Currículo, PPP e mediação pedagógica na sala de aula

Entre os dias 8 e 12 de novembro foi realizada a Semana da Educação do Município de São Bernardo do Campo – 2021. Estive no evento junto aos educadores da rede e convidados para conversar sobre “Currículo, PPP e mediação pedagógica na sala de aula”.

Destaquei que o currículo não deve ser pensado como uma lista de conteúdos a ensinar, mas como um itinerário de formação, um conjunto de aprendizagens que, por serem consideradas importantes num dado tempo e contexto, cabe à escola desenvolver. Quando falamos de currículo estamos nos referindo a um projeto de educação em torno do conhecimento.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A BNCC não é, portanto, o currículo das redes e escolas.

Conversamos sobre os desafios de, em diálogo com a BNCC, construir as propostas curriculares das redes de ensino e o projetos político-pedagógicos (PPP) das escolas de modo a orientar as necessárias mediações pedagógicas dos professores em sala de aula.

A palestra pode ser acessada no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=38-F0yvpyMo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: