Entre os dias 8 e 12 de novembro foi realizada a Semana da Educação do Município de São Bernardo do Campo – 2021. Estive no evento junto aos educadores da rede e convidados para conversar sobre “Currículo, PPP e mediação pedagógica na sala de aula”.
Destaquei que o currículo não deve ser pensado como uma lista de conteúdos a ensinar, mas como um itinerário de formação, um conjunto de aprendizagens que, por serem consideradas importantes num dado tempo e contexto, cabe à escola desenvolver. Quando falamos de currículo estamos nos referindo a um projeto de educação em torno do conhecimento.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A BNCC não é, portanto, o currículo das redes e escolas.
Conversamos sobre os desafios de, em diálogo com a BNCC, construir as propostas curriculares das redes de ensino e o projetos político-pedagógicos (PPP) das escolas de modo a orientar as necessárias mediações pedagógicas dos professores em sala de aula.
A palestra pode ser acessada no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=38-F0yvpyMo